O Blog (verde) da Lella mudou de nome. Agora se chama "Tistu e eu". Tistu é o nome do Menino do Dedo Verde, famoso personagem do livro escrito por Maurice Druon, que sempre que tocava uma semente adormecida fazia com que ela acordasse e nascessem flores. Por enquanto vamos manter o mesmo domínio (www.blogverdedalella.blogspot.com) e avisamos quando houver a mudança definitiva, ok?

Blog Socioambiental - Alimentação saudável (orgânica), consumo sustentável, desenvolvimento infantil, cultura e assuntos ambientalmente engajados . Equilibrio! Pensamento local, difusão global! Sejam bem-vindos! Estamos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Mini Me e a Paz Mundial

Tenho o hábito de sempre que vou explicar algo para minha filha dizer "por exemplo", e dar um exemplo para ilustrar nossa conversa. Também tenho o hábito de sempre que temos algum problema dizer para ela que devemos conversar. Hoje ela veio me contar uma história e exatamente do mesmo jeito que eu falo, com a mesma expressão corporal  disse, "por exemplo"....e seguiu explicando. Outro dia eu estava dando uma bronca e ela me disse, "vamos conversar". Minha filha tem 2 anos e como se fosse uma miniatura minha, capta e transmite nossa conexão exatamente na mesma sintonia. A minha pequena doce cópia precisa de mim para se ver refletida e ao mesmo tempo o oposto que tanto me expõe para mim mesma escancara toda a minha responsabilidade.

Lembrei de tocar nesse assunto por causa de um vídeo que já circulou muito na internet, e aborda justamente este tema, mas sob um outro ponto de vista: o do mal, ou péssimo exemplo, ressaltando o lado negativo. De forma muito direta nos passa o recado  em letras maiúsculas: "Temos uma GIGANTESCA RESPONSABILIDADE com essas pequenas pessoinhas."



Saiba que seu filho tem tanta admiração por você que tudo o que você diz, o que você faz, o que você come, o que você pensa, o envolve a você de forma simbiótica. Se você for violento, assim ele será....se você lhe transmitir princípios nobres, assim ele fará. É um "passa adiante" constante, literal, sem distorções.

E veja o poder dessa simbiose, onde toda essa responsabilidade passa a ser com o mundo, pois se formos melhores, criaremos pessoas melhores e, por certo, um mundo melhor. Uma vez li em algum lugar que cada criança que nasce é mais uma chance para a paz mundial. Na época fiquei pensando se isso não era pretensão demais. Hoje, olhando para minha filha sei que estou fazendo minha parte e que sim, mais uma semente para a paz mundial foi plantada.

Então pense bem....não deixe que seu reflexo seja uma triste imagem miniaturizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário