O Blog (verde) da Lella mudou de nome. Agora se chama "Tistu e eu". Tistu é o nome do Menino do Dedo Verde, famoso personagem do livro escrito por Maurice Druon, que sempre que tocava uma semente adormecida fazia com que ela acordasse e nascessem flores. Por enquanto vamos manter o mesmo domínio (www.blogverdedalella.blogspot.com) e avisamos quando houver a mudança definitiva, ok?

Blog Socioambiental - Alimentação saudável (orgânica), consumo sustentável, desenvolvimento infantil, cultura e assuntos ambientalmente engajados . Equilibrio! Pensamento local, difusão global! Sejam bem-vindos! Estamos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

GLUTAMATO MONOSSÓDICO (MSG)

Você daria para seu filho um determinado alimento se soubesse que ele pode causar hiperatividade, obesidade, reações alérgicas, asma, câncer, enxaqueca, ou que pudesse desencadear doenças degenerativas cerebrais tais como  Alzheimer, Isquemia, Mal de Lou Gering e Parkinson? Pois pasme! Sinto informar que a maioria das crianças consomem esses alimentos.


Sabe o slogan de salgadinho que diz: "É impossível comer um só!" Mais do que uma jogada de marketing este slogan estampa a mais pura verdade, na maior cara-de-pau. Realmente é impossível comer um só, você está sendo quimicamente manipulado para que isto não aconteça, que o pacote de salgadinho seja irresistível até, no mínimo, o seu final e ainda garanta a próxima compra . É este o principal (mas mascarado) objetivo do GLUTAMATO MONOSSÓDICO.

O Glutamato Monossódico,  Ajinomoto ou Realçador de Sabor é encontrado na maior parte dos alimentos industrializados e em muitos restaurantes. Sabe-se que este produto adiciona um quinto sabor aos quatro já conhecidos: doce, amargo, salgado e ácido.  Em doses mínimas encontrada naturalmente em alimentos que contém proteínas é indispensável ao organismo, pois regula a sensação de apetite e saciedade. Acontece que ele é adicionado artificialmente em todos, ou quase todos alimentos industrializados, principalmente salgados e causando efeito contrário, desregula a sensação de apetite e saciedade, modificando o padrão de conduta do organismo.  Daí , não precisa pensar muito para perceber as inúmeras doenças que decorrem.

Na década de 60, foi postulado que o glutamato monossódico presente em alimentos servidos em restaurantes chineses, seria o responsável pela indução de uma serie de sintomas desagradáveis, os quais foram denominados “Síndrome do Restaurante Chinês”. Esses sintomas incluem cefaleia, ondas de calor, vermelhidão facial, formigamento e rigidez na parte posterior do pescoço, opressão torácica, moléstias gástricas como náuseas e vômitos, taquicardia e alterações de humor.
O produto é tão utilizado que já é definido como o 5º sabor, como já referido. Agora, além dos conhecidos doce, amargo, salgado e ácido temos também um sabor chamado UMAMI, que nada mais é que o sabor de glutamato monossódico.

Então, tome cuidado, seus filhos correm riscos, sua familia corre riscos. Leia sempre a embalagem dos produtos que adquire e observe que nos produtos como embutidos, biscoitos (inclusive os doces recheados), temperos prontos (como o do miojo ou para temperar carnes como Arisco), refeições congeladas, salgadinhos e quase todos (ou todos)  industrializados do gênero salgado, têm em sua descrição os seguintes ingredientes: GLUTAMATO MONOSSÓDICO, MSG, REALÇADOR DE SABOR, ÁCIDO GLUTÂMICO ou E-621. Todos são a mesma coisa: um veneno para a sua saúde e de sua familia chamado GLUTAMATO MONOSSÓDICO.


Fonte: Wikipedia, A Nova Ordem, Posto 7 e outras pesquisas.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    Gostaria de um contato da "dona" deste blog para adquirir informações como: número de acessos ao blog por dia e perfil do leitor. Gostaria de colocá-los em meu mailing de divulgação de notícias.
    Obrigada
    abs.

    ResponderExcluir
  2. Basta entrar em contato com blogverdedalella@hotmail.com. Dê uma olhada também no perfil que consta nesta página. Atenciosamente, Clarice

    ResponderExcluir