O Blog (verde) da Lella mudou de nome. Agora se chama "Tistu e eu". Tistu é o nome do Menino do Dedo Verde, famoso personagem do livro escrito por Maurice Druon, que sempre que tocava uma semente adormecida fazia com que ela acordasse e nascessem flores. Por enquanto vamos manter o mesmo domínio (www.blogverdedalella.blogspot.com) e avisamos quando houver a mudança definitiva, ok?

Blog Socioambiental - Alimentação saudável (orgânica), consumo sustentável, desenvolvimento infantil, cultura e assuntos ambientalmente engajados . Equilibrio! Pensamento local, difusão global! Sejam bem-vindos! Estamos em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

CRIANÇAS NO ALVO DA PROPAGANDA ... sem nenhuma piedade

CRIANÇA , A ALMA DO NEGÓCIO.
Tenho me perguntado já há algum tempo se não deveria existir  uma regulação mais severa para os comerciais de TV. Somos todos bombardeados diariamente com a guerra das cervejas, onde só quem bebe determinada cerveja é "boa", ou é "o cara". Me faz lembrar muito a época em que eram permitidas propagandas na mesma proporção, onde o assunto eram as gigantes dos cigarros. Lembram? A mensagem que passava era a de que aquele que fumava vivia praticando esportes incríveis em lugares maravilhosos. Bem, ao menos isso mudou, esses comerciais foram proibidos e a verdade revelada nua e crua. Mas e quanto às bebidas alcoólicas? O dia inteiro passa esse tipo de comercial para quem quiser assistir. Não é hora de mudar isso? Será que os atores que vinculam suas imagens à bebida alcoólica não pensam nisso? E quando o alvo são as crianças? As propagandas de bebidas alcoólicas não são para elas, é claro (era só o que faltava!), mas recebem durante seus programinhas infantis a mensagem do "Compre! Compre! Compre! Consuuuuuma!", sem parar. E nesse caso, não são apenas brinquedos que compelem pais e filhos ao consumo diário, mas  também  alimentos licenciados onde não importa o conteúdo da embalagem, mas quem está vendendo, qual o personagem está vinculado. Quem são os reféns dessa história!? São os pais que sem perceber...e nem pensar, são acuados a adquirir tudo para a satisfação infindável de seu filhotes e as crianças, que sem a mínima capacidade para resistir a tudo isso de forma saudável, são facilmente capturadas pela "propaganda".  Não está na hora de proibir a publicidade de  produtos destinados para crianças e parar de tratá-las como títeres manipuladas ao bel prazer do mercado de consumo? Noruega, Suécia, Canadá, Irlanda, Grécia são alguns exemplos de países que já tem regulação nesse sentido e proíbem a publicidade de qualquer produto para crianças. Ufa, desabafei! Tudo isso é porque esse assunto já me incomodava quando me deparei com o documentário “Criança – A alma do negócio”. Agora dêem uma olhada e tirem as suas próprias conclusões.

Um comentário:

  1. GOSTEI DA DESCRIÇÃO SUA! Tudo muito lindo, sempre neste blog. Parabéns de novo!

    ResponderExcluir